segunda-feira, 4 de agosto de 2014

NORMCORE: Seria a falta de tendências a nova tendência?

É isso mesmo! Recentemente algumas publicações importantes como o The New York Times e até mesmo A Folha de São Paulo, noticiaram a morte do Hispter. Não vamos entrar nesses méritos, porque acreditamos que ninguém pode dizer quando uma tendência vai nascer ou morrer, it just happen on its own. Dito isso, neste post iremos discutir, no que diz respeito a moda, sobre o que é a tendência que vem depois do hipster: o NORMCORE.

O termo, que é uma mistura das palavras “normal” e “hardcore”, foi apontado pela K-Hole, uma empresa de tendências. Os ‘nomrcore’ não querem ser diferentes, não buscam autenticidade e usam roupas sem informação de moda, comuns, básicas e, acima de tudo, confortáveis.

O Normcore seria um oposto da toda essa cultura de individualismo que nós vivemos, principalmente após o surgimento de artistas como Lady Gaga e toda essa vontade na Geração Y de ser e parecer especial; a estratégia então passa a ser o pensamento coletivo, sendo individual utilizando outros fatores que não a vestimenta. Confuso, né? Mas Costanza Pascolato explica: “Ao contrário do hipster, normcore é você ser diferente no meio da multidão, sem fazer um estardalhaço fashion para ser notado.”

Diz-se então que o Normcore é um movimento anti-fashion. O que torna o estilo um pouco contraditório, por que enquanto tem gente que não se importa com moda - como meu vizinho e a sua avó - e são naturalmente despreocupadas, tem as pessoas que “se preocupam em parecer despreocupadas” e planejam cada centímetro de seus looks normcore só por que é uma tendência. O que torna o movimento um pouco incoerente. O que parece, em uma primeira olhada, é que o Normcore é usar tudo aquilo que a dois minutos atrás julgávamos como ‘falta de personalidade’. Um ícone do estilo é Steve Jobs, e basicamente todo mundo que não se importa com moda.

E nós? Simples humanos altamente influenciados por tendências, como ficamos?

É super cool vermos os famosos tentando usar jeans e camiseta, deixando de lado as ‘statement pieces’ e se tornando como nós; mas simples mortais ainda precisam de um pouco mais que isso para afirmarem suas personalidades. Não convêm a nós discutirmos se essa tendência veio ou não para ficar, mas o que realmente parece, é que a sociedade saturada por personalidades, precisa de um respiro de normalidade.

E você? Está pronto para se tornar 1 em 7 bilhões?

Alguns looks normcore pra você se inspirar (ou se identificar).





Nenhum comentário:

Postar um comentário